terça-feira, 15 de novembro de 2011

O uso da tecnologia na escola

Quando eu tinha 8 ano de idade minha escola foi visitar uma fábrica que ficava no bairro. Era uma fábrica que fazia biscoitos de chocolate. E para animar um pouco mais os alunos a fábrica após sua palestra oferecia sempre um lanchinho o que garantia em "peso" a presença de todos. Chegado o grande dia não se fala em outra coisa que não fosse o tão esperado lanche, principalmente a variedade de sabores de biscoitos que comeríamos.
Ao nos acomodarmos naquela sala o palestrante iniciou seu discurso com o auxilio de um aparelho (data show) que projetava "milagrosamente" a imagem na parede.A partir daquele instante o lanche se perdeu em nossas mentes que eram atraídas pelo efeito daquele aparelho. Não me esqueço da expressão de espanto estampadas em nossas faces. Nunca havíamos visto um computador muito menos um data show foi fácil conter a ansiedade pelo lanche e a conversa paralela. Apesar de toda essa novidade algo ficou gravado em minha memória. Foram as palavras finais do palestrante. Ele concluiu seu discurso dizendo a seguinte frase. " Um dia vocês terão em cada mesa um computador e o professor mostrará em questões de segundo o mundo em apenas um toque". Hoje estou aqui fazendo um curso cuja proposta é tornar real as palavras que nunca saíram da minha mente um computador por aluno-UCA.
Vejo que hoje é possível chegarmos há qualquer lugar em apenas um toque. Não se trata de substituir o professor ou até mesmo pelos livros pela tecnologia, sua função vai muito além de disputas de território. Estamos falando de informação em tempo real, a integração de sons, imagens, videos, contatos pessoais, que transcedem o espaço escolar e sua maneira arcaica de lhe dar com o conhecimento. Penso que a tecnologia veio para romper com o conceito de transmitir informação passando a colaboração para a construção do conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário