terça-feira, 15 de novembro de 2011

Hipertexto

Conceituando Hipertexto

O termo hipertexto foi criado por Theodore Nelson, na década de sessenta, para denominar a forma de escrita/leitura não linear na informática, pelo sistema “Xanadu”. Até então a idéia de hipertextualidade havia sido apenas manifestada pelo matemático e físico Vannevar Bush através do dispositivo “Memex”.
O hipertexto é um dos paradigmas básicos em que a teia mundial se baseia. Ele é uma espécie de texto multi-dimensional em que numa página trechos de texto se intercalam com referências a outras páginas. Clicando com o ``mouse'' numa referência destas a página corrente é substituída pela página referenciada.
A idéia do hipertexto,é mesmo para alcançar o público de hoje que é mais hiperativo, que vive uma contemporaneidade fragmentada, numa contagem regressiva do tempo de seus afazeres. Geração essa que esta diante de enumeras informação, contados pessoais e interpessoais em tempo real. Com a função de encurtar o tempo (distância/ tempo) favorece a assimilação e compreensão de novos conhecimentos em menos tempos, pois permite subdividir um texto em trechos coerentes e relativamente curtos, facilitando a sua organização e compreensão; permite também fácil referência a outras partes do texto ou a outros textos, totalmente independentes, muitas vezes armazenados em locais distantes. Isto cria uma característica própria de leitura da informação que, após um curto processo de adaptação, passa a ser intuitivo para o usuário, que se refere a esta leitura como ``navegação''.
             Podemos perceber sua utilização não somente em textos digitais, mas na televisão, no cinema, e outras áreas das artes e do entretenimento. Há filmes que apresentam algumas pequenas histórias, que parecem independentes umas das outras, porém a essência de cada uma faz parte de um único enredo desenvolvido pelo autor.
Enfim, as partes de um hipertexto fazem sentido, mesmo sendo deslocadas do seu eixo central ou enredo. Ele possibilita a livre escolha, por onde começar e em que ordem seguir. Vejo que essa dinâmica pode ser útil em minhas aulas quando for trabalhar conceitos novos e tiver que retomar outros dados, pois este recurso ajuda a organizar os conhecimentos possibilitando a construção de dados com acesso associativo, imediato, intuitivo combinando som, imagem e texto. A teoria ganhará mais dinâmica o que atrairá a atenção dos alunos tornando a aula mais prazerosa


Bibliografia:

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência. O futuro dom pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.
PROFESSOR Lindomar. Hipertexto.Info Escola Navegando e Aprendendo. Disponível em : http://www.infoescola.com/informatica/hipertexto/. Acesso em14 nov.2011
SILVA, Marco. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quartet, 2002
SIMON,Imre. Hipertexto.Ime USP. 16 de jul,1997. Disponível em http://www.ime.usp.br/~is/abc/abc/node9.html. Acesso em 17 de nov.2011


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